ISOLADO DE FÍSICA - Aula 2
Conteúdos: Cinemática: Conceito de Movimento, Referencial Inercial e não inercial, Velocidade Média, Aceleração Média.
Física - É uma ciência que trata dos Componentes Fundamentais do Universo, como Forças eles que exercem e os resultados destas forças. O termo vem do grego (physis), que significa natureza.
Mecânica - É o ramo da física que estuda o movimento das partículas e dos corpos rígidos. É Subdividida em duas partes: CINEMÁTICA E DINÂMICA
Cinemática - É o ramo da Mecânica que estuda o movimento dos corpos sem se preocupar com as Forças guste provocam.
Dinâmica - É o ramo da Mecânica que estuda o movimento dos corpos considerando que sobre enguias Forças que atuam.
Ponto material - Um corpo é chamado de material de ponto quando suas dimensões não Interferem na análise do fenômeno estudado.
Corpo extenso - Um corpo é chamado de extenso quando suas dimensões nenhum Interferem fenômeno estudado.
Grandeza escalar - É aquela que fica perfeitamente definida com um número e um significado físico. Ex.: Massa de uma pessoa: 60 kg
Grandeza vetorial - Para ficar perfeitamente definida Necessita, além do e numero do significado físico, de uma orientação (direção e sentido). Ex.: Deslocamento
Referencial - É o sistema adotado como referência para indicar se o ponto está em movimento ou em repouso e pode ser considerado como não-inercial ou inercial.
Referencial inercial é um referencial para o qual se uma partícula não está sujeita a forças, então está parada ou se movimentando em linha reta e com velocidade constante.
Corpos em referenciais inerciais não ficam Sujeitos às Chamadas Forças Fictícias, isto é, Forças Proveniente da aceleração do referencial próprio e não de Forças físicas atuando corpo não.
Para aprofundar o conceito de referencial inercial e inercial não, consideremos o caso de um carro em movimento acelerado em relação ao solo numa curva. O passageiro é puxado para o exterior da curva. As Forças de contacto carro-passageiro mantêm-no dentro do carro.
Para um observador à beira da estrada, terrestre no seu referencial, considerado como inercial, o movimento do passageiro é acelerado.
Considera-se que o carro e o passageiro são solidários, ou seja que não estão envolvidas como forças musculares do passageiro.
Do ponto de vista do observador, o movimento do passageiro é descrito através da existência de uma força centrípeta que lhe provoca.
Movimento - Ocorre quando há mudança de Posição do corpo em relação ao referencial.
Repouso - Ocorre quando um POSIÇÃO de um corpo não se altera em relação ao referencial.
Trajetória - É uma linha descrita por um corpo em movimento.
VELOCIDADE ESCALAR INSTANTÊNEA e VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA
Para medir uma rapidez com que um móvel se desloca utilizamos uma velocidade que pode ser analisada sob dois aspectos: VELOCIDADE ESCALAR INSTANTÂNEA e VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA.
Velocidade escalar instantânea - É um momento de velocidade desenvolvida por um móvel, ou seja, é aquela velocidade indicada a cada instante pelo velocímetro de um carro, por exemplo.
Velocidade escalar média - é a representação de todas as velocidades Instantâneas de um corpo em movimento e indica-la para encontramos a razão entre o caminho percorrido pelo móvel e gasto para percorre-lo.
A unidade de medida da velocidade média, no Sistema Internacional de Unidades (SI), é o m/s , porém existem outras como o cm/s, km/h, km/s. Quando necessário é Possível transformar as unidades de velocidade. Para transformar m/s para km/h basta multiplicar o valor da velocidade média por 3,6, se for necessário o contrário, ou seja, transformar de km/h para m/s, basta dividir o valor da velocidade média por 3, 6.
Exemplos de aplicação:
1 º exemplo:
Qual a velocidade média de um pessoa que percorre um pé 120m em 50s?. Dê a resposta em m/s e km/h.
2 º exemplo:
em 10 minutos, certo Móvel percorre 12 km, nos 15 minutos seguintes o mesmo móvel percorre 20 km e nos 5 minutos que se seguem percorre 4 km. Qual sua velocidade média em km / h e h / s?
3 º exemplo:
Um móvel se desloca de A até B (AB = d com velocidade) média de 10m/se de B até C (BC = 2d) com velocidade média de 30m/s. Determinar a velocidade média desse móvel sem percurso AC.
Aceleração Escalar Média
A velocidade escalar pode variar de acordo com percurso do tempo. Essa variação da velocidade Pode ser tanto lenta como rápida. O objetivo tem por aceleração escalar, medir uma rapidez da variação da velocidade.
Se a velocidade escalar variar rapidamente, teremos uma grande aceleração escalar, já se uma velocidade escalar variar lentamente, teremos uma pequena aceleração escalar. Quando escalar para uma aceleração nula (constante), uma velocidade escalar não sofre variações.
A aceleração escalar média (am) é Considerada a relação entre uma variação de velocidade e o intervalo de tempo que ocorreu esta variação.
No (SI) a unidade de aceleração é o metros por segundo ao quadrado.
Exemplos de aplicação:
1. O anúncio de um certo tipo de automóvel que proclama o veículo partindo do repouso, atinge uma velocidade de 108 km/h em 8s. Qual a aceleração escalar média desse automóvel Em metros por segundo ao quadrado?
2. Um veículo parte do repouso e, ao fim de 4s, sua velocidade é de 20m / s. Determinar uma aceleração média escalar do veículo nesse intervalo de tempo?
3. A velocidade de um corpo varia de 6m/s para 15m/s em 3s. Qual é sua aceleração média, em unidades do (SI)?